Uma boa opção para empreendedores que precisam reduzir custos nesse momento de incertezas é a contratação de um Escritório Virtual (ou Endereço Fiscal) para o seu negócio. Isso significa ter o cadastro e todas as documentações da empresa em um endereço, mas sem precisar de fato alugar um espaço físico para trabalhar.

Dessa forma, o endereço do escritório virtual fica servindo apenas para alguns objetivos específicos como atendimento telefônico, gerenciamento de correspondências e para atender os requisitos fiscais e de cadastro nos órgãos competentes. Esse modelo pode ser ideal para prestadores de serviço que estão passando pelo processo de abertura da empresa ou para negócios já estabelecidos que precisam alterar o endereço atual – seja para reduzir custos, para mudar o endereço comercial ou para migrar para o modelo de home office. 

Além de profissionalizar a marca da empresa, esse tipo de serviço costuma ter maior viabilidade financeira para que empresários e profissionais liberais mantenham seus negócios, reduzindo o valor do investimento inicial em aluguel e permitindo o direcionamento do valor para outros pontos necessários para o crescimento da empresa. 

Na ponta do lápis: 3 razões para considerar o Escritório Virtual

Ao contratar a modalidade de Escritório Virtual, burocracias que envolvem o contrato imobiliário e as condições de aluguel já são itens que os empreendedores podem riscar da lista, por isso, o processo se torna mais acessível e econômico. Veja outros três motivos que comprovam tais benefícios:

Custo da mensalidade

A opção pelo Escritório Virtual demanda apenas o pagamento mensal da taxa do endereço. No caso do Impact Hub Manaus, esse valor fica em torno de R$150,00 por mês (confira aqui mais detalhes sobre os nossos planos). 

Já o aluguel de uma sala comercial bem localizada em Manaus parte de R$ 1 mil + valor do condomínio, o que implica em uma economia de cerca de 85%.

Despesas fixas

Além da redução com os custos de locação, a despesa de contas fixas como água, luz e internet também tendem a cair. Mesmo que as empresas adotem o trabalho remoto, o custo de manutenção de uma sala comercial será mais alto do que as despesas domésticas com essas contas essenciais. 

Também não haverá despesas com gestão do escritório – limpeza, atendimento, manutenção, entre outros, que, dependendo do tamanho da equipe e do escritório, podem elevar significativamente o valor gasto mensalmente.

Uso dos recursos

Em tempos de pandemia, com a adoção do home office por muitas empresas, os espaços alugados acabam ficando vazios e o Endereço Virtual também é uma forma de reduzir o desperdício de recursos. 

E por falar em home office, esse também é um dos motivos pelos quais o serviço de Endereço Virtual vem ganhando mais adeptos, à medida em que o mercado de trabalho está se reconfigurando e introduzindo esse novo modelo no dia a dia.

Mais flexibilidade para trabalhar

Segundo um estudo da Fundação Instituto de Administração (FIA), com dados coletados de 139 pequenas, médias e grandes empresas, em abril deste ano, 46% delas adotaram o trabalho remoto durante a pandemia. Do total, 50% das empresas apontaram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas e 29% delas pretendem manter o home office para pelo menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.

outra pesquisa realizada por uma empresa de recrutamento, mostrou que 86% dos profissionais entrevistados gostariam de trabalhar à distância mesmo quando as restrições forem flexibilizadas.

Esse é mais um indicativo do quanto o modelo de Escritório Virtual pode ser útil, especialmente para prestadores de serviços ou pequenas empresas que precisam de flexibilidade. Mas isso não significa que os negócios precisam acontecer sempre de forma remota!

Aqui no Impact Hub Manaus, criamos uma comunidade de membros que colaboram entre si e ajudam a impulsionar os negócios locais. Muito mais do que oferecer o serviço de Escritório Virtual, também incentivamos o uso dos espaços de coworking, com aluguel de salas para fazer reuniões ou a locação de estações de trabalho como alternativa para sair do home office algumas vezes na semana.

É importante lembrar que a expansão do seu negócio também depende de estabelecer conexões com outros profissionais e com o público-alvo do seu produto ou serviço, independente do tipo de endereço que for escolher para a sua empresa. 

Conte conosco se quiser saber mais! 😉 Entre em contato aqui